Muita gente reclama que o mercado brasileiro de games é praticamente inexistente e que não há praticamente nenhum incentivo para o desenvolvimento de jogos, seja de computador quanto para consoles.
Pode ser que não sejamos tão especializados quanto os Estados Unidos ou Japão, mas conseguimos sim criar games novos e divertidos. Para provar de que o Brasil tem potencial, o país foi sede do evento Global Game Jam 2010, realizado de 29 a 31 de janeiro, em Curitiba.
Os desenvolvedores deveriam produzir um jogo, desde sua ideia até os detalhes finais, em dois dias. E apesar do curtíssimo prazo, a equipe nacional mostrou-se competente e trouxe ao mundo um divertido jogo de zumbis.
Meio indie, meio retro
A história de Alien and Zombie é bastante simples: uma cidade sofre com o ataque de criaturas alienígenas ao mesmo tempo em que uma horda de zumbis assombra os moradores. A solução encontrada foi simplesmente explodir o município, varrendo todos os monstros do mapa.
Mas existe um pequeno porém: em meio a todo esse caos, um ser humano perdido foi deixado para trás. Agora você tem de ajudá-lo a chegar ao helicóptero de resgate antes que a cidade voe pelos ares.
Para ajudá-lo a sobreviver, as ruas têm suas próprias maneiras de combater os invasores. São armadilhas eletrificadas, minas terrestres, trens e até mesmo uma serra que joga árvores pelo caminho e esmaga quem estiver pela frente. O problema é que você também pode ser vítima desse “suporte”.
O visual do jogo é o grande destaque. Todos os personagens (protagonista, zumbis e aliens) são caracterizados como bonecos quadrados de papel, os populares cubecrafts. Isso, aliado ao preto e branco, dá um charme todo especial ao game.
Além disso, toda a trilha sonora foi feita pela própria equipe durante o Global Game Jam. Mas realmente feita por eles, afinal são assobios, efeitos de explosão e risadas gravadas e inseridas no jogo.